Novo episódio do Podcast Democracia e seus Desafios no Século XXI.
Por que o voto está nos levando a resultados como populismo, nacionalismo e desconfiança da democracia?
Neste episódio, debatemos um termo que David Van Reybrouck, em um artigo no The Guardian de junho de 2016, chamou de “Democratic Fatigue Syndrome” (Síndrome da Fadiga Democrática). Recente pesquisa do Centre for the Future of Democracy, da Universidade de Cambridge, mostra bem no que consiste tal fenômeno: o número de pessoas insatisfeitas com a democracia tem crescido em percentuais relevantes na última década. Paralelo a isso, fenômenos como a ascensão do populismo, o declínio da integração entre os povos ¾ bem ilustrada pelo Brexit ¾ e a recuperação do espaço de pautas nacionalistas e autoritárias também são sintomas de crise democrática.
O interessante é que tais fenômenos, colidentes com valores fundamentais da democracia, foram alcançados pelo voto popular, instrumento primeiro da técnica democrática.
Quais as causas para a Síndrome da Fadiga Democrática? Será que o voto e as eleições estão sendo, paradoxalmente, causas para a crise da democracia? O que significa o populismo e quais seus efeitos para o funcionamento democrático? São algumas das questões que enfrentamos neste episódio.
Acesse o episódio pelas plataformas Apple, Spotify ou diretamente aqui.
Podcast: Play in new window | Download