< 1

Como o COVID-19 desafia a democracia?

Em reportagem publicada no jornal alemão Deutsche Welle, o sociólogo Martin Voss, que encabeça a “Disaster Research Unit at the Free University of Berlin” (em tradução livre, “Unidade de Pesquisa em Desastres da Universidade Livre de Berlim”), chama a atenção para o fato de que a pandemia pode ser não apenas um perigo à saúde, mas também às democracias.

Wolfgang Merkel, chefe do “Department of Democracy and Democratization at the Berlin Social Science Center” (em tradução livre, “Departamento de Democracia e Democratização do Centro de Ciências Sociais de Berlim”), explica que a ameaça da pandemia pode ser usada pelos governos como uma desculpa para expandir seu próprio poder. Esse foi o caso da Hungria, onde o primeiro-ministro Viktor Orban propôs uma legislação que lhe permitiria governar por decreto. Isso significaria que ele poderia suspender sozinho as leis existentes e estender o estado de emergência indefinidamente.

Numa época em que a democracia global já se via ameaçada por retrocessos, alguns líderes estão claramente explorando a crise do coronavírus para obter ganhos políticos. Embora certas restrições às liberdades fundamentais possam ser essenciais para coibir a disseminação da doença, qualquer medida desse tipo deve ser transparente e implementada de forma democrática, bem como se mostrar necessária e proporcional à consecução de um objetivo legítimo.

Vejam mais em: https://www.dw.com/en/how-coronavirus-challenges-open-democracies/a-52917307 https://www.dw.com/en/how-coronavirus-challenges-open-democracies/a-52917307

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podcasts